quinta-feira, março 23, 2006

Um grande passo para a humanidade

Sim, eu sei que sempre fui o maior detrator dos blogs. Por anos consegui passar à margem dessa internetice, mantendo-me íntegro em minha implicância. Mas, claro, o tempo passa, e uma coisa que aprendi logo cedo é que agarramos a primeira oportunidade de nos tornarmos tudo aquilo que criticávamos. E, confirmando a máxima, criei um blog.

Há alguns meses decidi postar no site do Invisibles um diário da gravação do nosso último projeto, o ep Hollywood. Na época não sabia que o "último" ganharia uma conotação para além de "o mais novo", mas se as linhas do mundo são tortas resta-nos aguardar para que o escrito seja realmente certo. Com o fim da banda, o diário foi interrompido e levou consigo um retorno que realmente não esperava ter. É claro que quando decidi riscar o tal diário eu acreditava ter algo a dizer, mas realmente não esperava encontrar pessoas dedicadas a ouvir. Ouvir é uma capacidade tão cara quanto rara nos dias de hoje, e por isso a surpresa. A democratização dos meios de comunicação é de fato maravilhosa, mas o que é surpreendente é que, com o aumento do número de emissores, houve uma diminuição muito clara do número dos receptores. Estamos no meio de uma falação muda generalizada, onde a platéia não é surda, ela simplesmente inexiste. E se ao postar isso em um blog, me tornando mais um dos tais emissores que menciono acima, você se pergunta se não sinto a ironia mordendo minha canela, solicito que retorne ao primeiro parágrafo. Mas deixo aberto um espaço de comentários, para que todos os leitores tenham um merecido espaço para libertar a autoria.

O fruto de tudo isso é que gostei de ser ouvido. E agora, decretado o óbito, sinto vontade de continuar. Por ora, não falo mais pelas canções. Elas continuam cantando como cantam os bons defuntos, mas defuntos têm uma preguiça tremenda de procriar. Ainda amo música, e esse foi um dos motivos que levaram ao fim da banda. Sei que, cedo ou tarde, farei as pazes comigo mesmo e me permitirei entrar novamente nesse mundo cheio de beleza e frustração no qual vivi pelos últimos 10 anos. Agora, porém, mantenho-me como espectador, embora do tipo inconveniente que fala alto no cinema. E como os falastrões morrem se calados, bem-vindos ao Fabito's Way. Meu blog.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aê Fabio interessante seu texto e eu não tinha reparado ainda(eu não sei porra nenhuma de inglês) que você escreve realmente bem... E para ser chato eu só discordo que os meios de comunicação tenham se democratizado.

Anônimo disse...

Wowwwwwwwwwww...

ja tava com saudades dos seus textos...

se isso t faz bem Fábio.. continue.. nem q naum haja ninguem pra ler.. depois d algum tempo, vc le oq escreveu e percebe o qto evoluiu diante d certas situações...

eu sou meio q café-com-leite pra falar das coisas q vc escreve neh.. desde o inicio do diario venho acompanhando...

e se vc for mesmo continuar.. saiba q pelo menos uma leitora assidua vc tem... =) e tenhu certeza d q naum sou a unica...

avisa qdo tiver post novo!!!

||
*

Anônimo disse...

it's fabito's way or the highway!

Anônimo disse...

Que decepção...

Fábio com um blog, se rendendo à enorme legião de literários incultos...

Você desceu alguns degraus na minha escala de conceito, meu caro. Logo você, o maior detrator dos blogs...

Lamento esta escolha equivocada e rogo pra que a sua sanidade volte em breve e você abandone esse fiasco.

Em vez de ficar postando textinhos pessoais por aqui, vai procurar um saco de roupa suja pra lavar, rapaz!

Beijos de quem acompanhará esse fiasco diariamente,

Rubinho

Anônimo disse...

Rapaz... se há algo que me incomoda é não poder ser idiota nos comentários, e você escrevendo (espero que com regularidade) me faz repensar seis vezes as palavras pra repousar no espaço. Detratores, as vezes, se retratam tão bem, que palavras íntimas não soam porta-retrato empoeirando. Beijo de fã. =~~

Anônimo disse...

Bem, eu sou qase um fã decadente dos invisibles, e sempre gostei das melodias das muscias e vc parece escrever bem também em português! Vc deve estra se perguntando "que porra de muleque é esse!?" mas não se procupe apenas passarei a visitar o blog! Ideias novas são pedidos nos poços de desejo! e eu sempre irei ouvi-las! É uma pena nõa poder conhecer vc pessoalmente ou algo do genero~~, acompanharei seus textos! (ou tentarei) abraços