quarta-feira, dezembro 12, 2007

Top 5 da semana

01 – Carmen de Godard (Prénom Carmen) – Jean-Luc Godard – Nunca tinha visto “Carmen”, e ver um Godard pela primeira vez me é sempre uma experiência mais física do que intelectual. Nesse sentido, as ondas (do mar, da luz, das cores, das músicas, dos corpos) de “Carmen” são um banquete. E acho melhor nem entrar na beleza quase indecente que ele arranca de “Ruby’s Arms”, do Tom Waits, pelo risco de passar a noite toda escrevendo e não conseguir ir trabalhar amanhã.

02 – Novo Mundo (Nuovomondo) – Emanuele Crialese – É uma tristeza ver o que uma cópia ruim (mesmo nova) pode fazer com a fotografia de Agnès Godard. O preto empastelado, a dessaturazação, o contraste todo cagado... tudo tenta jogar contra o filme. Ainda assim, “Novo Mundo” é, como esperava, uma maravilha só.

03 Videodrome – David Cronenberg – Embora todo filme de Cronenberg me pareça uma síntese de todo seu projeto estético, “Videodrome” me parece ser o momento em que isso se dá de forma mais acabada, completa (o abraço à ficção, o cinema como arte essencialmente sexual, o sujeito em risco de anulação, as texturas). Não é meu filme favorito de Cronenberg (tendo a gostar mais de coisas menos acabadas e completas), mas é provavelmente o que eu recomendaria para qualquer pessoa querendo compreender melhor a obra do diretor.

04 A música de Guion (Gion bayashi) – Kenji Mizoguchi – Não me parece um grande Mizoguchi (não como “Contos da lua vaga” ou “Os amantes crucificados”, por exemplo), talvez por ser menos exuberante (nos travellings, no jogo de luz e sombra, nos enquadramentos). Ainda assim, poder conhecer mais um pedaço da obra de um dos mais importantes realizadores do cinema japonês (o filme reprisa na sexta-feira, no CCBB-Rio) traz sempre uma nova nuance a uma personalidade cinematográfica aparentemente tão consolidada. Enfim, nada como ver os filmes.

05 Sonata de Outono (Hostsonaten) – Ingmar Bergman - Não consigo ter outro sentimento em relação a Bergman que não um de ambigüidade. Porque ao mesmo tempo em que ele fez filmes que gosto muito, como “Morangos Silvestres” e, sobretudo, “Persona”, alguns de seus trabalhos – mesmo trazendo questões interessantes – me parecem pai dessa auto-comiseração chata, desse apreço pelo sofrimento e pelo drama fácil que define um certo cinema de “arte” de nossos tempos. É meio injusto culpar o pai pelos filhos feios, mas entre os belos amarelos de “Sonata de Outono”, entre os rostos sempre impressionantes de Liv Ullmann e Ingrid Bergman, entre o belo olhar para a câmera de Halvar Bjork e as vogais desconcertantes (em língua cheia de consoantes) de Lena Nyman, essa coisa toda batia com uma intensidade bastante incômoda.

11 comentários:

juliano disse...

que beleza que o presente serviu.bom mesmo.
assisti o Je vous salous, Marie outroi dia e achei bom mas preciso ver sem sono. Acho que é da mesma época. Tem um texto bonzão sobre o Godard no livro do Daney, li ontem, acho que ias gostar.
Crialese é digital? Já vou pra sala menas feliz.
abraço

Fábio Andrade disse...

excelente presente, cara.

o crialese não tá em digital não, mas é quase como se estivesse. ainda não consegui entender como conseguiram fazer aquilo com a cópia. se você baixar no emule já dá pra ver que as intenções da fotografia eram um mundo (com trocadilho) completamente diferente daquele ali.

Anônimo disse...

quando consigo entrar num top 5 com quase 50% dos filmes assistidos por mim... dá um certo conforto. ainda tenho salvações.

Anônimo disse...

Puta merda...

A cópia que passou no Festival do Rio era tão cristalina. Ainda não revi, mas já vou ressabiado.

Fábio Andrade disse...

pois é rodrigo, eu não vi na época e acho que vou ficar sem ver o filme direito. eu tinha lido a matéria da american cinematographer feita com a agnès godard sobre o filme e tava já com os olhos ansiando por arrebatamento... aí veio aquele preto em que os fios de cabelo viram uma maçaroca só, e todas as cores viram azul. deu uma baita tristeza.

andré, dos 5, 3 rolam em qualquer locadora. quem sabe o "novo mundo" ainda não chega ao unibanco de Juiz de Fora? ou aí ainda tá passando a costureirinha chinesa??

Anônimo disse...

Realmente uma notícia triste. Mas, de todo, a cópia que baixei no e-mule (DVDRip de altíssima qualidade) é realmente muito boa. Talvez aí você consiga ver alguma coisa do trabalho da Agnès.

E essa coisa das cópias ruins tem sido uma constante, infelizmente. Filmes da Imagem, da California, da Pandora, e até alguns blockbusters tem passado sempre muito mal. Desconfio que Labocine e similares tenham parte dessa culpa.

Anônimo disse...

as locadoras daqui não colaboram. vez e outra dá pra conseguir coisa e tal com insistências que serão pouco locadas...

e o unibanco daqui... não é o unibanco daí... a costureira do balzac é vitalícia.

o godard, por exemplo, consegui a cópia pelas vias no tráfico de mulas.

mas um dia melhora, enquanto isso...

Anônimo disse...

E ae pessoal, tudo bem,este e o meu primeiro topico mas obrigado por estarem lendo.


Bem, este tuto e pra ajudar a conseguir uma conta rapidshare premium sem precisar burlá-lo

Entao vamos ao tutorial.

Primeiro Passo

- Entre no PayPal https://www.paypal.com, va em Sign Up no topo da pagina. É um registro free.
- NA outra pagina, escolha o pais (Brasil) e pode deixar a linguagem em ingles mesmo.A pagina vai atualizar, e clique em Continue
- Deixe marcado personal account e vai em Continue.
- Preencha o formulario, coloque um email verdadeiro e vai em Sign Up
- Entao, nessa outra pagina apenas vai em Cancelar pois e pra passar seu cartao de credito.(depois c vc quiser pode cadastrar)

Pronto!

Segundo Passo

Entrem no site http://bux.to/?r=Verarlockloy e registre (e free tambem) e coloque o email q vc registrou no paypal pra mandar os pagamentos. Esse site e um serviço q paga vc U$0,01 dolares pelos anuncios q vc clica, e pelas referencias q vc faz. Resumidamente e o seguinte:

Voce clica 10 anuncios por dia = $0,10
20 referencias suas clica em 10 anuncios por dia = $2,00
Voce arrecada por dia = $2,10
E ganha por semana = $14.70
E por mes = $63.00

Mas de qualquer forma ao registrar no http://bux.to/?r=Verarlockloy nao precisa seguir essa regra , ou seja, voce pode clicar mais ou menos de 10 anuncios por dia e logicamente ganhara mais ou menos dinheiro. O limite minimo pra vc mandar o dinheiro para a conta PayPal é $10 dolares.

Ou seja com 10 dolares vc ja pode registra uma conta premium no rapidshare por 1 mes ou pode esperar pra ganhar mais e pagar uma conta premium por 1 ano. Alem do mais, hoje em dia, varias coisas na NEt podem ser compradas via PayPal.

obs: Procurem entrar na sua conta Bux todos os dias e clicar em pelo menos 2 anuncios!


Obrigado por tudo, e espero q tenha gostado do tuto e q tenha ajudado.

Vlw, Abraços

Verarlockloy

Fábio Andrade disse...

isso significa que o blog está ficando popular?

Anônimo disse...

pelo menos é educado o spam...

Anônimo disse...

Oba! Vou conseguir uma conta rapidshare premium agora! =)