domingo, setembro 21, 2008

Festival do Rio - agora só ano que vem (quem preferir o método das estrelinhas gostará de saber que, durante o festival, estou participando do quadro de cotaçoes da revista Contracampo)

Ano passado, o blog recebeu atenção especial nessa época do ano pela minha escrita de tudo que vi no Festival do Rio. Este ano, integrarei o grupo de cobertura da Cinética (com outros cinco redatores presentes , dedicando especial atenção ao Festival em atualizações diárias), então não haverá tempo ou razão para fazer algo parecido por aqui também. Usarei este espaço, porém, para uma lista atualizada diariamente (ou quase) com cotações para todos os filmes vistos. Em vez de criar novos posts, vou mudar a data que aparece ao lado do título sempre que a lista for atualizada. Novas adições on top, sempre.

Por três motivos, troco as típicas estrelinhas e bolas pretas dos Cahiers por notas de 1 a 10. O primeiro, é por externar meu hábito de dar notas aos filmes no imdb (how much of a geek am I, baby?), trabalhando com um sistema que já me é familiar. O segundo, por já achar uma escala de dez bastante apertada para dar conta de todas as minhas implicâncias e afetos (embora eu não tenha coragem de mergulhar no ridículo sistema decimal da Pitchfork). O terceiro, e mais importante, motivo é porque - como fazem os EUA - minha opinião é arrogante a ponto de precisar ter seu próprio sistema métrico. Que não me venham com quilômetros! Lembrem-se, porém, que sou um otimista nato, e que notas abaixo de 5 são avisos bem claros de que certa distância é recomendada.

A função da lista é alertar, mesmo que de forma telegráfica, os desavisados para possíveis jóias descobertas, ou bombas detonadas pelo caminho. A julgar pelos filmes vistos até agora, nos dois primeiros dias das cabines de imprensa (que, aliás, são famosas pela desova de lixo), elas serão maioria esmagadora. Ainda assim, vale ressaltar que a proporção é inevitável em quantidade, e pouco tem a ver com a qualidade dos pratos principais. Em especial por o cardápio de 2008 estar, de fato, riquíssimo.

Que essa lista seja um bom funeral para o tempo despendido nessas sessões, fazendo minha parte para que ninguém perca o creme enquanto procura por torrões de açúcar no meio da merda.

Festival do Rio 2008 - Filmes vistos, cotados de 1 a 10 (novidades em negrito; destaques com fotos)

Waltz with Bashir
, de Ari Folman, Israel, 2008 - 5/10
Cinzas do Passado Redux (Ashes of Time Redux), de Wong Kar-wai, Hong Kong, 2008 - 8/10

Sad Vacation, de Shinji Aoyama, Japão, 2007 - 9/10

Na Guerra (De la guerre), de Bertrand Bonello, França, 2008 - 8/10

Aquiles e a Tartaruga (Achilles to kame), de Takeshi Kitano, Japão, 2008 - 8/10

Sukiyaki Western Django, de Takashi Miike, Japão, 2007 - 6/10
Leonera, de Pablo Trapero, Argentina, 2008 - 8/10

Quatro Noites com Anna (Cztery noce z Anna), de Jerzy Skolimowski, Polônia, 2008 - 7/10

Pai Patrão (Padre Padrone), de Paolo e Vittorio Taviani, Itália, 1977 - 9/10

Il Divo, de Paolo Sorrentino, Itália, 2008 - 4/10
Filme Pirata (Kaizokuban Bootleg Film)
, de Masahiro Kobayashi, Japão, 1999 - 3/10
Minha Mágica (My Magic), de Eric Khoo, Cingapura, 2008 - 4/10
Velha Juventude (Youth Without Youth), de Francis Ford Coppola, EUA, 2007 - 8/10

Les Amours d'Astrée et de Céladon, de Eric Rohmer, França, 2007 - 8/10

Segurando as pontas (The Pineapple Express), de David Gordon Greene, EUA, 2008 - 8/10

Noite e Dia (Bam gua nat), de Hong Sang-soo, Coréia do Sul, 2008 - 8/10

Caos (Heya Fawada), de Youseff Chahine, Egito, 2007 - abandonado aos 40 minutos
O Lar (Home), de Ursula Meier, França/Suíça, 2008 - 7/10

Ano Unha (Anõ Unã), de Jonás Cuarón, México, 2007 - 4/10
A Viagem do Balão Vermelho
(Le Voyage du Ballon Rouge), de Hou Hsiao-hsien, França, 2007 - 10/10

Paris, de Cédric Klapisch, França, 2008 - 3/10
Juventude, de Domingos Oliveira, Brasil, 2008 - 6/10
A Erva do Rato, de Júlio Bressane, Brasil, 2008 - 8/10

Joe Strummer - O futuro está para ser escrito (Joe Strummer: The Future is Unwritten), de Julien Temple, EUA, 2007 - 3/10
O Último Reduto (Dernier maquis), de Rabah Ameur-Zaimeche, França, 2008 - 7/10


Entre Cães e Deuses (Liu lang shen gao ren), de Singing Chen, Taiwan, 2007 - 2/10
A Fronteira da Alvorada (La Frontière de l'aube), de Philippe Garrel, França, 2008 - 8/10

Sol Secreto (Milyang), de Lee Chang-dong, Coréia do Sul, 2007 - 5/10
Vocês, Os Vivos (Du Levande), de Roy Anderson, Suécia, 2007 - 7/10

Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes, Portugal, 2008 - 9/10

Na cidade de Sylvia (En La Ciudad de Sylvia), de José Luís Guerrin, Espanha, 2007 - 8/10

A Mulher Sem Cabeça (La Mujer Sin Cabeza), de Lucrecia Martel, Argentina, 2008 - 9/10

Liverpool, de Lisandro Alonso, Argentina, 2008 - 2/10
Inútil (Wuyong)
, de Jia Zhang-ke, China, 2007 - 7/10

Glória ao Cineasta (Kantoku * Banzai!), de Takeshi Kitano, Japão, 2007 - 7/10

Sobre o Tempo e a Cidade (Of Time and the City), de Terence Davies, Reino Unido, 2008 - 6/10
Casa Negra (
Geomeun jip), de Terra Shin, Coréia do Sul, 2007 - 4/10
RockNRolla, de Guy Ritchie, Reino Unido, 2008 - 2/10
Delta, de Kornél Mundruczó, Hungria, 2008 - 3/10
Gomorra, de Matteo Garrone, Itália, 2008 - 3/10
CSNY Déjà Vu, de Bernard Shakey (pseudônimo de Neil Young), EUA, 2008 - 5/10
O Visitante (The Visitor), de Thomas McCarthy, EUA, 2008 - 1/10

21 comentários:

Filipe Furtado disse...

Estão caprichando nas cabines.

Fábio Andrade disse...

É Filipe, tá duro. Mas é preciso reconhecer que já deu pra riscar da lista 3 filmes que eu provavelmente veria durante o festival: "Gomorra", "Delta" e o do Neil Young. Pelo histórico dos filmes em festivais lá fora (caso dos dois primeiros) ou por interesse pessoal (caso do terceiro), eu acabaria perdendo tempo com eles no Festival. Serviram pra isso, as cabines.

Filipe Furtado disse...

O Gomorra é o primeiro filme que eu devo ver no festival hehe

Unknown disse...

terence davies decepcionou é? po, tava com mó espectativa... vc gosta dos outros dele?

Fábio Andrade disse...

davi,

eu sei que é falha grave, mas nunca vi nada do terence davies. o que acaba fazendo com que "decepção" seja uma palavra inadequada. diria que é um filme bastante conservador, mas que assume isso com alguma tranquilidade. gosto de algumas coisas ali (especialmente o uso das canções, e a construção a partir dos cinejornais), mas não a ponto de realmente me empolgar com o filme.

Filipe Furtado disse...

Bem, o Terance Davies é um cara bem conservador.

Só 7 para o Kitano? O filme merece um 8 fácil.

Fábio Andrade disse...

O filme do TD, curiosamente, me parece ter dois lados contraditórios de uma mesma velhice: por um lado, é conservador e nostálgico até o último fio de cabelo; por outro, tem um lado meio "foda-se" de colocar música bonitona tocando com imagem de criancinha e coisas do tipo. é uma coragem diante da pieguice que eu acho admirável, e que só vem depois de uma certa idade. ao mesmo tempo que o filme não me arrebata, tem esses momentos meio "walden" que me deixam lá no vazio, com alguma vontade de chorar. é estranho. mas, pelo que vi na saída, a sensação geral pareceu ser mesmo de decepção (coisa que o cara do long pauses já havia dito sobre a sessão em toronto).

o "glória ao cineasta" eu vi em dvd, há uns meses atrás. pretendo revê-lo. não me bate como "takeshis", que eu acho um belo nota 9. 8, pra mim, são "sonatine" e "zatoichi". mas é claro que de 7 pra cima é recomendação entusiasmada.

hoje tirei folga das cabines, até porque a programação não ajudava. amanhã, porém, rola lucrecia martel, lisandro alonso e jia zhang-ke. algo me diz que a média das notas vai subir consideravelmente hehehe.

Unknown disse...

recentemente vi o distant voices / still lives (também não conhecia nada dele) e achei maravilhoso, me empolguei tanto que baixei todos os outros dele, só não tive tempo de ver ainda... por isso minha expectativa alta, mas vai ver o cara é irregular mesmo e nem sei rs, veremos...

Andre de Freitas Sobrinho disse...

dos comentários inúteis:
a mostragem das fotos dinamizou. sacado.

Sérgio Alpendre disse...

gostei muito da nota pro alonso

Fábio Andrade disse...

andré - obrigado!

sérgio - não sei se já te falei isso (falei pra várias pessoas, mas acho que pra você, não) mas o filme do alonso é algo que eu simplesmente não consigo imaginar alguém querendo fazer. entendo alguém querer fazer o "delta", o "gomorra" ou até mesmo o "visitante". mas o "liverpool" realmente é fruto de algo que eu não estou nem perto de compreender.

Sérgio Alpendre disse...

eu compreendo. é só ver como ele engana tanta gente... hehe

Fábio Andrade disse...

é, sérgio, se vira aí com a tua redação, porque ao menos do lado de cá a gente sabe que o cléber diz que gosta do "liverpool" só pra colocar banca de extrema esquerda hehehe.

Sérgio Alpendre disse...

bom saber...

Anônimo disse...

po. gostei bastante de Ano Unha.

Fábio Andrade disse...

gostou, mas gostou mesmo? tipo, "quero ver de novo"?

Luiz disse...

Fabio,

Bem legal a idéia das cotações. Parece que não está vendo mutas bombas, ou ao menos está indo na "boa".

Já fez uma visita ao site da Moviemobz? Lá tem a opção de também dar notas e comentar. Vale a visita.
Link: http://www.moviemobz.com/browse/festivaldorio2008

Luiz disse...

Não foi o link correto:
http://www.moviemobz.com/browse/festivaldorio2008

Anônimo disse...

Pô, adivinha qual foi a nota de um filme que tem "balão vermelho" no nome???

Fábio Andrade disse...

luiz, sério mesmo? eu tô com a impressão de que já vi bombas demais hehehe.

uwe boll - i see what you did there. clever.

Andre de Freitas Sobrinho disse...

balão vermelho... balão branco... hummmm