domingo, março 30, 2008

Mais uma noite chega, e com ela a depressão
ou
Happiness is all the rage

Nessa minha rotina de interesse por blogs e imprensas particulares, se tem algo que muitas vezes me desanima como leitor é essa mania de opiniadores fazerem do espaço, só por ele ser pessoal, um quadro de avisos para toda sorte de crises e depressões.

Em primeiro lugar, por achar que sofrimento só encontra eco em seu próprio silêncio. Em segundo, por defender, com bandeira em riste, as seis propostas de Calvino: se você quer ser um escritor pesado, é melhor encontrar alguém que seja apaixonado pelo seu peso a ponto de desejá-lo todos os dias. Em terceiro, por achar que essa persona já foi mastigada demais para ainda ter algum sabor. E, em quarto, por acreditar que essa choradeira toda é só falta de rock e cerveja.

Hoje saí com a Clarissa e um ótimo casal de amigos, bebi a ponto de melar a mesa com o derrame de meia tulipa, fui ao banheiro umas quatro ou cinco vezes, e falei muito, muito mais do que devia. Depois voltei pra casa dirigindo, ouvindo I'm From Barcelona e Josh Rouse em volume bem mais alto do que os outros tripulantes gostariam, cantando junto enquanto desviava dos buracos e tentava manter o ponteiro do velocímetro baixo o bastante para alongar um pouco mais a viagem.

Se o peso do mundo tem lá seu atrativo aos dezesseis anos de idade, carregá-lo consigo feito terço (e achar que esse terço é reza para mais alguém) pela vida adulta é coisa de quem ainda acha que o mundo lhe deve alguma coisa. É atalho de quem tem expectativas altas demais para se permitir condensá-las em um copo de desinibição e uma canção boa para se ouvir bem alto. Pode parecer que se contentar com uma canção é pouco, mas não é não. Uma canção é muito. É muito mesmo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado!

E não se esqueça do maravilhoso Malte Limão...

Fábio Andrade disse...

Será o Malte Limão o novo Milk Maltine? Só o tempo dirá!

Anônimo disse...

Estou alucinadamente alucinada por I'm from Barcelona...caraca..como pode existir algo na vida tão agradável?????

E quero mais batata frita.

Obrigada casal preferido.

Anônimo disse...

Não ousem comparar Malte limão com Milk Maltine. Só quando já tiver picolé de Malte Limão...

Anônimo disse...

fábio é minha bússola, apontado insistentemente para o norte da sabedoria cotidiana.

obrigado. eu te amo.

jorgim.